Comportamento Varonil – Pr Victor Rodrigues

homem-de-deus

  1. Victor Rodrigues

Comportamento Varonil

Vivemos em uma época muito critica, onde os papéis dos homens e das mulheres foram desfeitos, trocam-se os sexos diariamente, e isso não agrada a Deus.

Tudo o que é unissex faz desaparecer as diferenças entre homens e mulheres.

O pai representa a saúde física e espiritual dos filhos, e as mães sempre serão mães, pois são elas que geram os filhos, e os filhos nunca largaram as mães, mas se os pais não desempenharem seu papel, eles serão esquecidos.

A verdadeira função do homem é ser pai e marido.

João 19:5 – Pilatos diz, “Aqui esta O homem”. Talvez Pilatos tenha profetizado dizendo isso a Jesus, mas Jesus é o exemplo de homem.

 

Características de um caráter varonil:

1 – Deve ter um caráter masculino no modo de pensar – I Cor 6:9
Há diferença entre afeminado e homossexual. Afeminado é a tendência ao homossexualismo, e homossexualismo é ato da perversidade. Os 2 são pecados.

2 – Integro – PV 11:3 / Salmos 139: 23 e 24. Homem de uma só palavra, que cumpre o que fala, que chega no horário combinado, que honra sua casa e sua esposa e filhos, integro na forma geral. Essa é a primeira transformação após a conversão. O homem tem que ser integro, se não ele não pode obter as outras características.

3 – Valoroso / Valente – Josué 1:8

4 – Construtivo – Encara desafios e isso ajuda que suas capacidades sejam desenvolvidas. Não tem medo de enfrentar situações, tomar a frente de decisões, e lidar com imprevistos.

5 – Da soluções e não traz problemas para o lar – Não vai se meter em dividas…. não arrisca a sua família por nada.

6 – Transmite segurança

7 – Tem uma vida controlada – II Tim 1:7 – Governa o seu próprio ser, controla seus pensamentos, cuida do que vê, não fala de mais.

8 – Suavidade – Cant 1:14 – A suavidade fala mais do que palavras muitas vezes, se espalha mais que atitudes.

9 – É considerado – Da seu tempo para atender as necessidades do lar.

10 – Cavalheiro

11 – Governa sua própria casa – I Tim 3: 4 e 5 – Essa é a função principal do homem, e dela dividimos em outros pontos:

  • Um bom governante olha para si mesmo como um bom líder, pois Deus o fez assim, delegou autoridade a ele, e a mulher se estabelece junto para apoiar essa governança e não para governar. A maior responsabilidade esta sobre o homem do que sobre a mulher, sendo assim, Deus cobrará mais do homem.
  • O homem é o responsável pela provisão financeira, espiritual, amorosa, material (sacerdote)
  • Protege o corpo, a alma e o espírito da família
  • Digire e digire bem, conforme a vontade de Deus, e tem que se orgulhar de conduzir bem a casa, pois Deus o capacitou para isso. Bons governantes indicam a vontade de Deus, assim como as vezes as temos que dizer as mulheres vamos por aqui, e elas seguem. Podemos deixá-las guiar o carro, na estrada que mostramos. Porem devemos lembrar que é raro as vezes que o homem toma uma decisão por si só, pois Deus fez o homem e a mulher para andarem juntos, no mesmo patamar, apenas com funções diferentes.
  • Procura uma convivência feliz – Ex: não podemos brigar, e sim conversar…. normas e horários…. acordos…. ensina a forma de tratar os outros…. distribui responsabilidades
  • Dar segurança a família
  • Está comprometido com Deus, com a família e com a casa

 

12 – Caminhos a seguir:

  • Os filhos e filhas devem se casar com um cristão, mas não qualquer cristão, tem que ser alguém que possa dar continuidade a descendência, e quanto mais cristão e firme com Deus melhor será.
  • Não ouvir musica do mundo
  • Sempre ir a Igreja, mesmo se chover canivete
  • Dar o dizimo

Leave a comment