Doutrina do Espirito Santo

PNEUMATOLOGIA

 

Escatologia  – O Milênio

 

A Escatologia bíblica difere da Escatologia Sistemática Existe a Tensão
O “já” e o “ainda não”
É prática e pouco curiosa

 

Consenso evangélico sobre a bolta de Cristo

  • Física e Visível
  • Haverá sinais
  • Haverá sofrimento
  • O arrebatamento
  • Apostasia (afastamento da posição – muitos terão a fé esfriada)
  • Será repentina

 

Os sinais da vinda de Cristo

  • Expansão do Evangelho
  • Grande tribulação
  • Falsos profetas
  • Sinais do Céu
  • O anticristo
  • A Salvação de Israel

 

Os textos mais importantes do debate

  • Ap 20.-1-6 (milênio)
  • 1Ts 4.13-17
  • Dn 9.24-27 (70 semanas)
  • Mt 24; Mc 13; Lc 21 (sobre as dores)
  • 2Ts 2.7-12 (sobrea vinda de Cristo)
  • 2Pe 3.1-10 (como deve ser nosso comportamento diante da volta de Cristo)

 

A questão da interpretação do apocalipse e de outros textos do mesmo tipo

(os apocalipses tem haver com visões.. e é determinado….vai acontecer.. não tem como mudar… – é diferente da profecia contra Nínive)  existem outros apocalipses… muitos deles tem a interpretação da visão no mesmo livro, mas o Apocalipse de João não tem.

Por conta disso existem várias linhas de interpretação do livro.

  • Futurista
  • Preterista (entende-se que tudo ja aconteceu – exceto Nova Jerusalém)
  • Histórica (que o apocalipse fala sobre a história da igreja)
  • Simbólica (é apenas simbolo.. nada vai acontecer, ou aconteceu)

A escatologia Sistemática organiza-se a partir da questão do milênio  (com base em Ap 20.3-5)

  • Amilenismo
  • Pré-milenismo
  • Pós-milenismo

Problemas:  com interpretar? Os mil anos? São mil anos mesmo?

 

O Milênio

A palavra milênio significa “mil anos” do lat. Millennium Ap 20.2-3

Amilenismo

Pré-milenismo Sec 19 (sul dos EUA)

Pós-milenismo (pouco se acredita)

 

O Amilenismo

O milênio é a era em que a influência de Satanas sobre as naçòes sofre grande redução de  modo que o evangelho pode ser pregado por todo o mundo.

Aqueles que reinam com Cristo por mil anos são os Cristãos que morreram e já estão reinando com Cristo no Céu. O reino de Cristo no milênio não é um reino físico aqui na terra, mas sim o reino celestial.

(a teologia tem haver com o contexto histórico… se hoje

Dizem que não há milênio propriamente dito..  nós estamos reinando agora com Cristo. Que o diabo esta perdendo o seu poder a medida que os povos passam a conhecer a Jesus e ele perde o seu poder em enganar os povos.

Algumas igrejas são amilenistas (algumas presbiterianas mas antigas, catolicas, algumas batistas)

A Católica acredita que a igreja é o Reino.

 

O Amilenismo: Nenhum milênio futuro

 

 

 

 

 

 

 

Amilenismo:

A presente era da igreja continuará até o tempo da volta de cristo

Quanto Cristo voltar, haverá ressureição tanto dos crente como descrente

Os crentes terão o corpo ressuscitado e unido novamento com o espírito e entrarão no céu para sempre

Os perdidos serão ressucitados para enfrentar o juízo final e a condecação eterna

Os crentes tambem comparecerão diante do Tribunal de Cristo

Por esse tempo também começarão o novo céu e nova terra

Imediatamente após o juízo final, o estado eterno terá início e permanecerá para sempre.

 

Argumentos em favor do amilenismo

  • Quando olharmos através de toda a biblia, dirão os amilenistas, apenas uma passagem (Ap 20.1-6) parece ensina um futuro domínio milinar de Cristo aqui na terra, e essa passagem em si é obscura.
  • A idéia de crentes glorificados e pecadores vivendo juntos sovre a terra é difícil demais para aceitar
  • Se cristo vem em glória para reinar sobre a terra como as pessoas ainda podem persistir no pecado? Se Jesus vai estar realmente presente em seu corpo ressurreto e governar como Rei sobre a terra, não seria bem improvável que as pessoas ainda o rejeitem e que o mal e a rebelião prosperem sobre a terra até que no final Satanás consiga reunir para a batalha contra Cristo?

 

Pós-Milenismo

 

  • Diz que o crescimento do evangelho da igreja se acentuará gradualmente de modo que uma proporção cada vez mairo do mundo se tornará cristão . Haverá influência cristã significativa na sociedade que funcionará de acordo.
  • Com o padrões de Deus e gradualmente virá uma “era milenar” de paz e justiça sovre a terra. O milênio é um longo período e, ao final dele, Cristo voltará, crentes e perdidos ressuscitarão, ocorrerá o juízo final e haverá novo céu e nova terra. Entramos na eternidade.

 

Esse pensamento surgiu no meio de comunidades de maioria Cristã, onde as coisas estava indo bem.. mas hoje, não se acredita tanto nessa interpretação.

É uma visão bastante otimista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Argumentos a Favor

A grande comissão leva-nos a esperar que o evangelho se progaque com o poder e acabe por fim resultando num mundo em boa parte cristão (MT 28.18-20). Uma vez que Cristo tem toda autoridade no céu e na terra e já que ele promete estar conosco no cumprimento dessa comissao podemos esperar que isso transcorra se impedimentos e por fim, triunfe em todo mundo.

Parábolas sobre o crescimento gradual do reino indicam que por fim sua influência cobrirá a terra (Mt 13.31-32)

 

A Igreja está crescendo e se dissenimando por todo o mindo, e mesmo quando perseguida e oprimida cresce de modo notável.

 

Pré-milenismo

 

Diz que a era da igreja continuará até que venha um período de grande tribulação Depois da tribulação no final da era da igreja, Cristo voltará à terra para estabelecer um reino milenar. Quando ele voltar, os crentes que tiverem morrido serão ressuscitados, terão o corpo reunido ao espírito, e esses crentes reinarão com Cristo sobre a terra por mil anos. Cristo estrará fisicamente presente na terra e dominará como Rei sobre a terra. Os crentes receberão o corpo glorificado e reinarão com Cristo. Muitos descrentes se converterão a Cristo e serão salvos. Jesus reinará e haverá paz por toda terra. Muitos pré-milenistas sustentam que a terra será renovada e veremos o novo céu e a nova terra durante esse período. No início desse tempo Satanás será preso e lançado no abismo, e não terá influência na terra no milênio.

 

Divisões do pré-milenismo

  • Pré-tribulacionista (a igreja não passa pela tribulação.. será arrebatada)
  • Pós-tribulacionista ( a igreja vai passar pela tribulação)
  • Meso-tribulacionista (a igreja fica até a metada da tribulação.. e sobe e volta posteriormente)

 

  • Histórico
  • Dispensacionalismo (é uma corrente de interpretação da bíblia e da teologia… no tempo da lei as coisas funcionavam de um jeito, no tempo da graça as coisas são diferentes.. como Deus pode ser diferente de um época para outra? Essas épocas são “dispensações”. A idéia inocência, consciencia, governo humano, promessa,Lei, graça, tribulação, milênio (7 épocas – cada uma com sua exigência e vc deve se encaixar na exig6encia da sua época). acredita num pre-milenismo pre-tribulacionista – teologia oficial da Assembleia de Deus), e dá prioridade para o povo de israel.

 

Pré-milenismo

Durante o milênio, Cristo estará fisicamente

Presente sobre a terra em seu corpo ressurreto e dominará como Rei sobre a terra em seu corpo ressurreto e dominará como Rei sobre toda a terra. Os crentes ressuscitados e os que estiverem sobre a terra quando Cristo voltar receberão o corpo glorificado das ressurreição, que nunca morrerá, e nesse corpo da ressurreição viverão sobre a terra e reinarão como Cristo. Os descrentes que restarem sobre a terra, muitos (mas não todos) se converterão a Cristo e serão salvos.

 

 

Jesus reina’ra em perfeita justiça e haverá paz por toda a terra. No início desse tempo, Satanás será preso e lançado no abismo, de moso que não terá influência sobre a terra durante a milênio.

 

Iniciamente a igreja era pós-milenista

Depois quando a coisa estava boa, ela virou amilenista

Quando a igreja começou a ficar secularizada, a igreja se tornou pré-milenista

 

Ao final dos mil anos Satanás será solto do abismo e unirá as forças com muitos descrentes. Satanás reunirá esse povo rebelde para batalhar contra Cristo, mas será derrotados definitivamente.

 

Cristo ressuscitará todos os descrenter que tiverem morrido ao longo da história e estes comparecerão diante dele para o julgamento final.

 

Argumentos a favor do pré-milenismo

Algumas passagens do Antigo Testamento não parecem caber nem na presente era nem no estado eterno. Essas passagens indicam algum estágio futuro mais grandioso que a presente era da igreja, ma que ainda não parece remover de sobre a terra todo o pecado, rebelião e morte (Is 65.20).

Também há passagens do Novo Testamento além de apocalipse 20 que indicam um futuro milênio (Ap 2.26-27).

 

O dispensacionalismo
O pré-milenismo mai scomum e porpular h

Achar gráfico do dispensacionalismo. 7 dispensações. (considerado antiquado)

Achar outros gráficos

 

O método que os dispensacionalistas usam para interpretar o Apocalípse é o LINEAR…  que as coisas acontencem numa sucessão de fatos..  mas não é assim que os apocalipses normalmente funcionam.

Muitas vezes há uma repetição, onde usa-se várias simbologias para falar da mesma coisa.

 

 

 

A tribulação

A posição pré-tribulacionista – ensina que a igreja é arrebatada antes da tribulação, e não vê o anticristo.

Pós – ensina que a igreja passrá pela grande tribulação e será perseguida pelo anticristo

Meso – ensina que a igreja passará por metade da Grande Tribulação (3.5 anos) e será arrebatada no meio do meio dela.

 

Procurar graficos para as 3 visões.

 

 

Daniel e a Tribulação

 

As Visões de Daniel (2.36-45) Falam dos Grandes impérios mundia da história:

Babilonia

Pérsia

Grécia

Roma

Roma Renascida

 

O contexto histórico influencia muito a interpretação da Bíblia…

 

No 4º. Século, a igreja ia de vento em popa.. então chegou-se a conclusão amilenista de que a igreja iria tomar conta da terra e que Cristo viria só no final…

 

Depois na Europa decadente, começou-se a ter uma visão pessimista.. e veio o Dispensacionalismo…

 

06.08.07

 

Daniel e a Tribulação

 

As visões de Daniel

 

A grande Estátua:

  • a Cabeça – Babilônia (605-539b.c.)
  • Torax – Medo-Persa (539-331b.c.)
  • Cinturao – Greece (331-146b.c)
  • Perna Ferro – Rome (146b.c. – a.d. 4760
  • Pés Barro – Roma Futura

 

A visão do cap 7. de Daniel tem o mesmo significado de Daniel 2. Os quatro animais….

Cap. 9 Versos.. 24, 25 “Setenta semanas….

 

62 + 7 = 69 (grupos de 7 anos)

69 x 7 = 483anos

445ac data da profecia

isso daria mais ou menos na morte de cristo…

 

versos 26, 27.

Dizem que a ultima semana ficou reservada para o fim dos tempos…

 

As 70 semanas de Daniel (9.24-27) e sua relação com o fim dos tempos… a ultima semana (7 anos) seria a última tribulação.

 

Pré-milenismo Pré-tribulacionista

 

A era da igreja continuará até que de repende de maneira inesperada e secreta, Cristo chegará a meio caminho da terra e chamará para si os crentes.

 

Cristo então retornará ao ceu com os crentes arrebatados da terra. Quando isso acontecer agerá uma grante tribulação sobre a terra por um períoso de sete anos..

 

A ira de deus cai sobre a terra.

 

O grando ajuntamento da pleniture dos judeus ocorrerá à media que eles aceitarem Cristo como o messias. Em meio ao grande sofrimento haverá tambem muita evangelização, realizada em especial pelos novos cristãos judeus.

 

Al final da tribulapcão, cristo voltará como os seus santos para reinar sobre a terra por mil anos. Euspo desse período milenar haverá uma rebeliãso que resultará na derrata final de stanas e suas forças, e então virá ua ressurreiçao dos incrédulos , o ultimo julgamento .. etc..

 

Argumentos a favor…

– Deus não nos destinou à ira.. por isso nào seria possível que a igreja estivesse aqui para o derramamento da ira de Deus…

 

ESCATOLOGIA

INTERPRETAÇÃO

 

  1. As profecias do A.T. –
    1. foram cumpridas?
    2. Quando serão cumpridas?
    3. O cumprimento é literal ou é simbólico?

Porque a questão é dificil?

Miq 5.2

Ml 4.5

Is 11.5-7

Naum 2.4

Ez 40-48 (Templo)

Entender as profecias dos A.T. é tarefa bastante complexa… – algumas foram cumpridas literalmente (Jesus nasceu em Belém) outras não (Elias iria voltar)

 

  1. Como entender o Simbolismo Apocalíptico
    1. O que literal e o que não é?
    2. O livro é uma sequência ou não?

 

Literatura Apocalíptica (haviam outros apocalipses… alguns até falsos)

  1. Opressão
  2. Dualismo
  3. Simbolismo
  4. Autor Fictício
  5. Traz Esperança
  1. Profecia
    1. Não apenas prever o futuro
    2. ‘Palavra divina de encorajamento e advertência’

 

Propósito

Escrito para as igreja espalhadas e perseguidas.

A idédia é revelar quem é Jesus e que mundo é este onde estamos.

 

Cristo é o Pantrokrator – o todo poderoso….

 

O Contexto

O mundo de João:

a) Sob a PAX ROMANA

b) O Culto ao Imperador

uma época de grande desenvolvimento… por causa da pax romana, o mundo estava num desenvolvimento muito grande….  um grande momento da história…

 

visões do apocalipse;

preterista

futurista

histórica

simbolista

 

  1. Como entender o Papel de Israel
    1. Israel é israel?
    2. Em que medida?
    3. A igreja é o israel de Deus hoje?

 

  1. israel é israel, a igreja é a igreja
  2. israel representa o interesse de Deus com o homem, a partir do momento que rejeitou a revelação de Deus, se tornou como um outro povo qualquer.
  3. A igreja e israel
Posicão teoria
Dispensacionalista Dois planos distintos um para a igreja outroa para israel
Outros pre-milenista sem disteinção entre a igreja e israel. A igreja é a primeit aetapa para o estabeleciemnto do reino milenar
Amilenista A igreja inclui tanto os salvos do AT como os dos NT em uma só igreja ou no corpo de Cristo. Israel te mais o papel que tinha.

Os texto no NT sobre israel mostram 2 enfoques:

    1. Rm 8-11
    2. Hb 8

 

  1. O problema da Hermeneutica Geral da Biblia
    1. No pré-milenismo pré-tribulacionista, a escatologia é a chave da biblia.
  2. A influência da época da história
    1. Otimistmo e pessimismo
    2. Cada geração esperou o fim
    3. O exemplo do pós-milenismo
  3. A questão da vinda
    1. A vinda de Cristo será uma única ou será em duas partes?

 

 

O Juízo Final e o Castigo Eterno

 

Haverá um grande julgamento final de cresntes e descrentes  Ap 20.11-15, At 17.30-21; Rm 2.5; Mt 10.15; etc.

O juízo final ocorrerá depois do milênio e da reberial quer ocorre no final desse período            Ap 20.1-6

Jesus Cristo será o Juiz 2tm 4.1  etc.

 

Características do Juízo

 

Os incrédulos serão Julgados Ap 20.12-13, Rm 2.4-8 etc.
Os Crentes serão Julgados Rm 14.10, 12; 2Co 5.10; Rm 2.6-11; Ap 20.12 etc.
Os Anjos serão Julgados
Participaremos no Julgamento

 

Aplicação moral da doutrina do juízo

– Satisfaz nosso senso interior de necesidade de justiça no mundo. Cl 3.25; Ap 20.12; Ml 3.16

– Capacita-nos a perdoar aos outros livremente. Rm 12.19

– Constitui motivo para uma vida justa – Mt 6.20; Rm 3.18; 2Pe 3.3-4; 1Pe 4.4-5

– É grande motivação para evangelização 2 Pe 3.9, Ez 33.11

 

O Inferno

O Inferno é lugar de castigo eterno e consciente para o ímpio – Wayne Grudem

 

(alguns da inglaterra, ultimamente, estão deixando o conceito de inferno de lado a favor da idéia do aniquilacionaismo)

mas é muito difício entender o cristianismo sem o conceito de penas eternas.

 

Características do inferno segundo a Bíblia

O inferno é lugar de castivo eterno e consciente para o ímpio Mt 25.30-46
Fogo inextinguível Mc 9.43-48; Lc 16.22-24; Ap 19.3
Lugar de tormento Lc 16.28; Ap 14.9-11; 20.10

 

Ensinos Bíblicos sobre a Nova Terra

 

Viveremos eternamente com Deus Mt.25.34; Ap 22.33; Is 65.17; Is 66.22; 2Pe 3.13; Ap 21.1-3
A Criação fisicamente será renovada e continuaremos a existir e atuar nela 2Pe 3.13; Ap 21.1; Rm 8.19-21; Sl 102; Hb 1.11-12; 12.26-27
Nosso corpo ressureto fará parte da nova criação Gn 1.31; Mt 5.5; Ap 19.9; Lc 22.18; 22.1-2; 21/10-26
A Nova Criação não será “atemporal” mas incluirá uma sucessão infinita de momentos Ap 21.23-25

2. Pe 3.8-11   – A FINALIDADE DA ESCATOLOGIA!!!!!

“vivam uma vida Santa e piedosa”

 

27.08.07

 

Eclesiologia

A igreja é a comunicade de todos os cristãos de todos os tempos – Grudem
Igreja – Definição

 

A igreja é a comunidade de homens e mulheres que receberam a oferta divina de salvação.

O povo de Deus sobre a terra em qualquer momento da história junto com todos os fiéis no céu e na terra formam a verdadeira igreja universal invisível.

Igreja não é Templo, Clube, Instituição

 

AT                           NT

Do Hebraico          Do Grego

  1. hal Ekklesia

Assembléia         Assembléia

Sl 22.22                 Ef. 2.14

 

Algumas Expressões Bíblicas

Grande “nuvem de testemunhas”

Feitos “um”

Membros da “família de Deus”

 

Hoje muitas igrejas pentecostais tem resgatado um conceito católico de lugar santo.. santuário.. um lugar com poder.. etc..  (Catedral da Fé.. Igreja Deus é Amor)

 

Igreja – Características

 

A igreja é invisível ainda que visível

Hb 12.23; 2Tm 2.19

 

A igreja é local e universal

1Co 1.2; 2Co 1.1; 1Ts 1.1; Ef 5.25; 1Co 12.28

 

tem gente que acha que pode fazer parte da igreja invisível sem fazer parte da igreja visível.. mas biblicamente essa possibilidade não é possível.. não é possível que uma pessoa faça parte da igreja invisível sem fazer parte da igreja local.

Por outro lado, existe a idéia que é defendida fortemente pela igreja católica romana de que “fora da igreja não há salvação”.

Pergunta: ser parte da igreja local quer dizer fazer parte do rol de membros?..  sim.. é necessário um compromisso formal.. a idéia de rol de membros vem da idéia do livro da vida… mas o principal é a idéia de uma arrolamento formal.

 

Igreja – Metáforas

 

  • Família –
  • Noiva
  • Ramos de uma videira
  • Oliveira
  • Lavoura
  • Colheita
  • Templo
  • Grupo de sacerdotes – aqueles que aproximam o homem de Deus
  • Casa de Deus
  • Coluna e Baluarte da verdade
  • Corpo de Cristo
  • Corpo Humano
  • Parte do corpo de Cristo

 

A igreja de Israel

 

Posição Teoria
Dispensacionalista dois planos distintos. Um para a igreja outro para Israel
Dispensacionalita progressista Sem distinção entre a igreja e Israel. A igreja é a primeira etapa para o estabecimento do reino milenar
Evangelicalismo A igreja inclui tanto os salvos do AT como os do NT em uma só igreja, ou no corpo de Cristo.

 

A igreja e o Reino de Deus

 

“o reino é primeiramento o governo dinâmico ou o domínio real de Deus e, derivando dessa idéia, a esfera na qual o domínio é experimentado. Na linguagem bíblica, o reino não é identificado com os seus súditos. Ele são o povo do domínio de Deus que adentram o reino, nele vivem, e por ele são governados. A igreja é a comunidade do reino, mas nunca o reino em si. Os discípulos de Jesus pertencem ao reino assim como o reino pertence a eles; todavia eles não são os reino . O reino é domínio de Deus; a igreja é uma sociedade de homens”. George Ladd

 

algumas seitas dizem que elas são o reino de Deus e que Jesus reina através delas.

O Judeus entendiam esse reino exclusivamente como político (Jesus, quando a gente vai por esses Romanos para correr?)

 

Implicações da Declaração de Ladd

  • A igreja não é o Reino – At 8.12; 19.8; 20.25
  • O reino cria a igreja
  • A igreja testemunha do reino – Mt 24.14
  • A igreja é o instrumento do reino – Mt 10.8
  • A igreja é guardiã do reino – Mt 16.19

 

Características da igreja Verdadeira

“A congregação de santos na qual o evangelho é ensinando corretamente e os sacramentos também são ministrados corretamente” Confissão de Augsburgo (1530)

 

“Onde quer que ouçamos a Palavra de Deus puramente pregada e ouvida, e os sacramentos ministrados conforme instituídos por Cristo, ali, e não se deve duvidar, existe uma igreja de Deus” Calvino

 


Propósitos da igreja

 

Ministérios com relação aos Cristãos

EDIFICAR

Cl 1.28; Ef 4.12-13; Cl 1.28

 

Ministério com relação ao mundo

EVANGELIZAÇÃO E MISERICÓRDIA

Mt 28.19; At 11.29;

 

E também…

Ministério com relação a Deus

 

Pureza e Unidade da Igreja

“Pureza da igreja é o seu grau de isenção de doutrina e de conduta errônea e o seu grau de conformidade com a vontade de Deus revelada à igreja.” Grudem

 

Falsas Igrejas     Igrejas Verdadeiras (ver slide)

 

Sinais de uma igreja pura

  • Doutrina bíblica ( ou pregação correta da Palavra)
  • Uso adequado dos sacramentos (ou ordenanças)
  • Aplicação correta da disciplina eclesiástica
  • Adoração genuína
  • Oração eficaz
  • Comunhão eficaz
  • Governo eclesiástico bíblico
  • Poder espiritual no ministério
  • Santidade de vida entre os membros
  • Cuidade pelos pobres
  • Amor por Cristo

 

Os Cristãos Evangélicos Crêem

Doutrina Evangélica

  1. No Deus Triúno da Bíblia
  2. Em Jesus Cristo, Deus-Homem
  3. No Sola Scriptura
  4. Na salvaçãosomento pela graça e fé
  5. Na vida eterna e volta de Cristo

 

O Ensino do NT sobre a Unidade na Igreja

Jo 10.16; 17.21-23; 1Co 1.10-13; Ef 4.3-13; 1Co 10.17; 12.12-26; Rm 16.17-18; Gl 2.11-14; 5.20-21; Jd 19, 2Co 6.17; 2Tm 3.5 Mt 18.17; 1Co 5.11-13; Gl 2.7; At 15.39-40

 


Prováveis motivos para as Divisões na Igreja

 

Razões válidas Razões inválidas
Razões doutrinas

1Co 4.11-13; 2Ts 3.14-15;Tt 3.10; Ap 2.14-25; Lc 9.50; 11.23

Ambição
Razões de Consciência

2Co 6.14; Lc 9.50; 3Jo 7; At 5.29; Dn 3.18; 6.10

Orgulho Pessoal
Considerações Práticas Diferenças menores

 

 

O movimento Protestante (entre 1500 – 2000)

Tradição reformada

                Luterana

                Calvinismo        

                Prebiteriana

Remormados

Batistas

 

Tradição Arminiada

                Metodistas

                Weleyanos

                Batistas do Livre-arbítrio

                Renovados

                Petencostais

                Nazarenos

 

Tradição Liberal

Tradição Fundamentalista

Tradição Carismática (

Tradição Evangelical  (Lausanne – o que é que nos une)

Pós-Modernismo

 

Ler Capítulo 46 e 47 (se conseguir)        

3/9/2007

 

O Poder da Igreja

A Batalha Espiritual As armas da igreja: oração, adoração, autoridade para repreender forças demoníacas, as palavras das Escrituras, fé e retidão por parte dos membros da igreja. 2Co 10.3-4; Ef 6.10-18; Rm 10.17
As Chaves do Reino Capacidade de admitir pessoas no reino através da pregação do evangelho como autoridade de exercer disciplica na igreja. Mt 18.17-18; Rm 1.32; 2.16; 3.4-8; 9.20
A igreja e o Estado Separação e esferas diferentes. Jo 18.36; Rm 13.1-7; Lc 9.54-55; Jo 3.17.

 

exemplo da pessoa no meio da rua distraído e um caminhão vindo…. com você tenta salvá-lo? Falando baixinho???

 

Quais pecados devem ser tratados por disciplina

– Divisão da igreja – Rm 16.17; Tt 3.10

– Imoralidade – 1Co 5.1

– Desordem e rejeição ao trabalho – 2Ts 3.6-10

– Desobediência aos escrito de Paulo – 2Ts 3.14-15

– Blasfêmia – 1Tm 1.20

– Ensino de doutrinas heréticas – 2Jo 10-11

São assuntos que colocam em risco a doutrina ou a integridade da igreja.

Toda a pessoa que apronta e não é disciplinada direito, apronta de novo.

Se a pessoa nao aceita a disciplina humildimente, vai dar problema lá na frente.

É possível restaurar um lider que caiu?

Restaurar à liderança?

Sim. mas tem que se tomar muito cuidado, ele tem que conseguir conquistar a confiança de toda a comunidade…

 

O Governo da Igreja

Os Oficiais da igreja

 

“O Oficial da igreja é alguém publicamente reconheciso como detentor do direito e da responsabilidade de desempenhar certas funções para o benefício de toda a igreja.” Grudem

existe uma idéia de apóstolo que bem do hebraico que é o que é enviado pelo rei. Com um recado ou coisa assim..

a palavra no grego vem do verbo apostolar.. enviar..enviado..

 

e existe o conceito de apóstolo dos 12 escolhidos por Cristo.

Com uma autoridade diferenciada.. que conviveram com Jesus…

O Grudem sugere que haviam mais do que 12 apóstolos que atendiam os requisitos.. e que haviam sido chamados por Deus para isso…  talvez um 15.

Nesse sentido não podemos entender que temos apóstolos nos dias de  hoje.

 

 

Por outro lado existe uma idéia secundária de apóstolo como um missionário pioneiro..

Se enterdemos apóstolo dessa forma, podemos usar esse termo ou outro parecido.

 

 

Mas existe uma idéia de ministério apostólicos..

E tem-se o conceito de que a reforma do sec 16  – foi a redescoberta da Bíblia, e que hoje.. ha um novo “movimento apostólico” onde existe uma nova redescoberta do poder e autoridade.

 

Prebiteros / Pastores / Bispos… – sinônimos..

Aparentemente, todos lideres de um igreja local.. e aparentemente a liderança da igreja era formada com um grupo (varios presbíteros) exerciam uma função pastoral na igreja.

Tem que ter experiência / caráter / virtutes espirituais e de relacionamento.

Normalmente tinha responsabilidades em relação à direção, liderança e ensino.

Sobre ser esposo de uma só mulher…

Existem 4 interpretações:

1. Nunca teve relação com outra mulher além de sua própria esposa (meio difícil para a realidade do mundo antigo)

2. Não deveria ser polígamo (poligamia já não estava na moda daquela época)

3. Não deveria ser divorciado (pode ser…segundo sayão)

4. Não deveria ser adúltero. (pode ser… – segundo sayão)

 

 

 

Como se faz a Escolha dos Oficiais da Igreja

 

Escolha feita por uma autoridade superior Escolha pela Igreja local, ou por algum grupo dentro da igreja local.
Catolicismo romano e alguns ramos do Protestantismo Maioria das igrejas evangélicas

 

10.09.07

 

 

é muito possivel e provável que a igreja do NT tinha uma liderança múltipla…

hoje temos na maioria das igrejas a idéia de pastor principal. E a igreja tem a tendência de ser goverdade por uma única pessoa.

 

Os congregacionais (batistas) – a igreja tem que ser como no NT

Os Episcopais (metodistas / prebiterianos) – a estrutura da igreja tem que se desenvolver à medida que a igreja se desenvolve.

 

Congregacionais – aqui o pastor responde à uma liderença superior.

 

 

tenta rejeitar a idéia de hirarquização, é dar mais poder pra igreja…

funcionam numa relação de cooperação. Existe uma associação, convenção de igrejas. Existe o Diacono, que funciona quaaase como um presbítero na igreja Presbiteriana.

As igrejas decidem quem é o pastor e diáconos e quanto tempo eles ficam.

O pastor responde à igreja

  1. algumas igrejas dividem as tarefas, e separam a responsabilidade administrativa.. deixando o pastor com a função pastoral, deixando as funções administrativas para uma junta.
  2. quando o governo é democrático absoluto, a igreja vota tudo… – isso também depende da cultura de cada povo. – (um igreja dessa tem dificuldade de funcionar num pais como japão- onde a hierarquia é muito importante)
  3. uma igreja que não tem governo – como por exemplo a congregação Cristã do Brasil. Ou os Quackers..   –

 

é importante não só prestar atençào na Bíblia, mas também no contexto social. Abiblia sugere um pluradidade de presbíteros, aos mesmo tempo fica difícil ter um pluraridade sem direção.

 

Dúvidas sobre Liderança Feminina na Igreja

Argumentos contrários

– Textos bíblicos aventados – 1Tm 2.11-14; 1Co 14.33b; 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9

– os modelos de liderança na família refletem os modelos de liderancá na igreja, e vice-versa.

– Jesus estabeleceu um modelo de liderança masculina na igreja quando designou doze homens como apóstolos

– a história da liderança na Bíblia é predominantemente masculina.

 

O Grudem apresenta argumentação contra a mulher ser pastora na igreja.

O NT testamento nào diz que o homem é superior à mulher.. mas de alguma forma diz que homem deve estar na liderança…  porque a criação sugere isso. E tambem um pouco por resultado do pecado.

É importante que haja uma definição clara de liderança… quem é o lider?  Quem é o cabeça da casa?

 

Argumentos a favor

– texto Biblicos Aventados: Gn 1.27; At 2.17-18; Gl 3.28

– A cultura da época de Jesus nào permitia a adoção de mulhere na liderança

– Apesar de poucas referência, a Biblia traz exemplos de liderança feminina

– O ministério deve ser exercido pelos dons e não pelo gênero

 

O sayão entende que o NT não recomenda que a mulher assuma uma posição de autoridade final, de pastorado principal.

 

 

 


Os Meios de Graça (São como os sacramentos na igreja Católica – são atos que conferem graça de Deus às pessoas)

 

Os meios de graça não têm relaçàom com a salvação ou coisa assim apenas

– a disciplina da igreja – 2Co 7.10; 1Co 5.4; 4.19-20

– a oferta – At 8.20; 2Co 8.5; 9.6-8

– Os dons espirituais – 1Pe 4.10; 1Co 14.12; Ef 4.11-16

– A comunhão – At 2.42; Hb 10.24-25; Jo 15.12; Gl 6.2

– A Evangelização – At 2.14-36; 4.8,31; 9.17-20; 13.9

– O ministério individual – Cl 3.16; Tg 5.20; Hb 10.24

– O ensino da palavra – Rm 1.16; 1Co 1.24; Tg 1.18

– O Batismo – Rm 6.2-5; Cl 2.12; At 3.28;Cl 2.12

– Oração uns pelos outros – At 4.24-30; Ef. 6.18

– A adoração – Jo 4.23-24; Fp 3.3; At 13.2

 

Os 7 sacramentos na igreja católica.

  1. batismo,
  2. comunhão,
  3. crisma,
  4. confissão,
  5. Extrema-Unção,
  6. ordens sagradas,
  7. Matrimônio.

 

Comentário…

Sobre imposiçào de mão, nào que a mào, ou o dono da mào tem poder…

Mas é uma expressão concreta da fé daquele que hora. No Nt. Jesus muitas vezes pedia que as pessoas expressassem a fé de alguma forma concreta.. e tambem no caso da mulher com sangramento que tocou nas vestes de Jesus, nào foi o tocar nas veste que a curou mas a fé que ele expressou concretamente em tocar nas vestes.

Diferente de uma pedra magica…que teoricamente teria poder em si mesma. Conceito bastante místico.

 

O Batismo

A palavra Grega Baptizo significa “mergulhar, afundar, imergir”. O conceito “imergir” é adequado e provavelmente exigido para a palavra nos vários textos no NT.

 

Perguntas pertinentes ao Batismo

Quem pode ser Batizado?

O modelo revelado em vários textos do Novo Testamento mostra que somente os que fazem um profissão de fé digna de crédito pode ser batizado.

 

Qual o efeito do Batismo?

A bença do favor de Deus que bem juntamente com toda obediência, bem como com a alegria que vem pela publica profissão de fé alguém, e a segurancá de haver representado um quadro físico claro da morte e ressurreição de Jesus e da purificação dos pecados.

 

O batismo é necessário?

Embora reconheçamos que Jesus ordenou o batismo à semelhança do que fizeram os apóstolos não devemos dizer que o batismo seja necessário para a salvação.

Nenhuma denominaçào evangélica reconhece como necessário para a salvação.

Qual a idade adequada ao batismo?

Quando a pessoa atinge a uma idade suficiente para fazer uma profissão de fé digna de crédito.

 

Quem pode ministrar o batismo?

O Clero ordenado quem batiza, mas a igreja pode convocar outros oficiais da igreja ou cristãos maduros para ministrar o batismo aos novos convertidos.

 

(qual a razao que as igrejas reformadas ou a igreja presbiteriana fazem batismo de criancas? – nesse caso a ideia de batismo que eles tem é bem diferente.. é a idéia de uma nova circuncisão- a entrada da pessoa na família da igreja… é uma marca da nova aliança.. e o batismo é o símbolo coletivo.. e não individual.. para que a pessoa que agora faz parte da nova aliança…)

as igreja congregacionais para resolver o problema de como incluir as crianças na comunidade da fé.. criaram a idéia de “apresentar a criança” à igreja.

 

Os batistas não consideram o batismo como meio de graça.. na verdade ele não consideram nada como meio de graça….  consideram tudo como meramente simbólico.

 

17.09.2007

ver quadros sobre Batismo e Ceia no livro de teologia em quadros… – quadro 79.

 

Perguntas Pertinentes ao Batismo

 

O Batismo é Necessário?

Embora reconheçamos que Jesus ordenou o batismo à semelhança dos que fizeram os apóstolos não devemos dizer que o batismo seja necessário para a salvação.

Mt. 28.19; At 2.38; Gl 5.1-12; Lc 23.43; Hb 9.17; Jo 19.32-33

 

O Grudem no capítulo de Batismo ele é bastante Presbiteriano (ver no quadro de batismo no livro a biblia em quadros)

No meio Batista, o Batismo é apenas um testemunho, não tem valor teológico quase nenhum. E a idéia é que a pessoa já seja convertida e tenha feito confissão de fé…

 

Com excessão da igreja católica, o batismo não tem poder de salvação. Por outro lado, uma pessoa que se diz convertida e rejeita o batismo, nesse caso pode ser questionada sua salvação, já que rejeita assumir o compromisso com a igreja de Cristo.

 

Qual a idade adequada para o Batismo?

Quando a pessoa atinge uma idade suficiente para fazer uma profissão de fé digna de crédito.

 

Quem pode ministrar o Batismo?

O clero ordenado quem batiza, mas a igreja pode convocar outros oficiais da igreja ou cristãos maduros para ministrar o batismo aos novos convertidos. 1Pe 2.4-10; 1Co 12.13; At 8.12

na verdade não há nada na Biblia dizem que esse ou aquele é que devem ministrar o batismo.. de alguma maneira, não há nada que restrinja a ministração do batismo à uma pessoa específica.

Nos dias de hoje podemos entender que não apenas o pastor poderia batizar.. mas por outro lado, se dissermos que qualquer um pode batizar, é possível haver uma confusão e risco muito grande, por isso talvez seria interessante haver algum tipo de controle… 

A idéia de uma lider maduro talvez o discipulador do batizando ministrar o batismo JUNTO com o Pastor.

 

O didaque  – apostila de iniciação cristã – escrito por volta do ano 100 DC – Livrinho bem interessante.. ler se possível.

 

A CEIA DO SENHOR

 

A ceia do Senhor aponta par auma refeição de comunhão mais maravilhosa na presença d Deus, no furutos, quando a comunhão do Éden será restaurada e haverá então uma alegria ainda maior, porque os que comem na presença de Deus ser              ão pecadores perdoados, agora confirmados em justiça, incapazes de pecar outra vez. – Wayne Grudem

Mt 26.26-29; 1Co 11.23-25

 

Sobre o uso bebida alcoólica na ceia…

A cultura judáica usava vinho mesmo.. é parte da cultura deles..

Mas hoje… dependendo do lugar é mais ou menos conveniente o uso de vinho…

 

Posições sobre a Presença de Cristo na Ceia

 

Tran-substanciação Pão e o vinho tornam-se realmente o corpo e sangue de Cristo Católicos
Presença mística O corpo físico de Cristo está presente “em, com e sob” o pão da ceia do Senhor. Luteranos
Presença simbólica O pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Cristo Demais Protestantes

 

Significado

– a morte de Cristo – 1Co 11.26

– a unidade dos cristãos – 1Co 10.17

– nossa participação nos benefícios da morte de Cristo – Mt 26.26

– Alimento espiritual – Jo 6.53-57

 

Bençãos

– Cristo afirma seu amor por mim

– Cristo afirma que todas as bênçãos da salvação estão reservadas para mim

– Eu afirmo minha fé em Cristo

 

comentários sobre quem tomar…

ceia restrita – apenas aos membros da mesma denominação.

ceia aberta – permite que qualquer pessoa de outra denominação participe da ceia, desde que confesse sua fé em Cristo.

ceia ultra-restrita – alguns poucos grupos praticam – a ceia é para ser tomada com aqueles com quem eu tenho comunhão.. ou seja.. apenas os membros da minha própria igreja.

 

24.09.2007

 

sobre MODELOS DE IGREJA

 

no pós-guerra houve uma fragilização das igrejas evangélicas.

Nos EUA houve um crescimento mas na maior parte vegetativo, principalmente no Biblie Belt (centro-sul)

Por outro lado a igreja evangélica teve um crescimento vertiginoso na América Latina (principalmente Guatemala, Chile e Brazil), na Ásia (principalmente Coréia do Sul) e na África.

Apesar que esse crescimento todo é muitas vezes questionável na sua qualidade…  muitas vezes misturado com misticismo e com formação de várias seitas.

 

Deixamos de ser uma cultura linear e racional para ser uma cultura intuitiva.

E isso trouxe diversas modificações nas igreja…

Novas traduções da Bíblia.. mudança de liturgia, mudanças de estrutura, maneira de ser…

(Algumas igrejas nos anos 60 sairam na frente como por exemplo.. a quadrangular.. que mudou sua liturgia na base da cura… )

 

Dr. Donal McGavran  – Crescimento da Igreja  (junto com Peter Wagner)

(church Growth and the Whole Gospel)

 

Quatro axiomas para o crescimento da igreja

  1. o pastor deve querer que a igreja cresça a estar disposto a pagar o preço
  2. a congregação dever que a igreja cresça a estar disposto a pagar o preço. O preço a ser pago por uma igreja que deseja crescer envolve quatro disposições:
    1. Seguir a liderança de um pastor que pense em termos de crescimento
    2. Abrir os cofres e os bolsos para o crescimento
    3. Dedicar tempo e energia visando o crescimento
    4. Sacreifica a estabilidade e conforto do grupo
  3. A congregação e o pastor devem estar de acordo com a meta evangelística de fazer discipulos
  4. A congregação naão deve padecer de uma enfermidade fatal
    1. Etnicite
    2. Esclerose
    3. Cegueira
    4. Espaçolite (a igreja deve ter um folga para crescer—   20% livre)
    5. Koinonite (ou panelite)
    6. Hiper cooperativismo
    7. Auto aprisionamento
    8. Sintrome do S joao
    9. hipopneuma

 

Por outro lado, as igreja petencostais sem fazer nada disso, crescem.. e bastante!!

 

Mas essa tentativa de “crescimento de igreja” tentavam:

Contextualização

Gerenciamento

Sem cunho denominacional (para que pudesse ser aplicado a diferentes grupos)

 

Exemplos importantes;

Igreja com proposito

Igreja em células

rede ministerial

 

Proposta Proponentes
Movimento de Crescimento de igreja Peter Wagner

Donald MacGravan

Igreja em Células  Ralph Neigbour Jr.

Paulo Y. Cho

Rede Ministerial Bill Hybels (Willow Creek)
Igreja com Propósitos Rick Warren

 

A Ênfases

 

Modelo Ênfase
Rede ministerial  Serviço
Eigreja em Células Discipulados
Igreja com Propósitos Organização

 

IGREJA EM CÉLULAS

Dividir

Mapear                                                                                                             Orientar

Multiplicar

 

É muito difícil ser igreja quando apenas alguns trabalham e outros apenas sentam e assistem..

Mapeamento para dividir em grupos razoavelmente homogêneos..

 

O pressuposto da igreja em célula é multiplicar…

A reunião não é um “culto na casa”, tem um facilitador.., tem horario pra começar e terminar.

Descontraido / mutualidade  / e terminar com comidar.. um festinha…

A celula funciona como um pequena igreja..

E essa “pequena igreja” tem um tempo para se multiplicar… se não se multiplica.. a célula é extinta e cria-se outra.

O problema é a administração dessas células…

O Lema: “Cada casa uma igreja. Cada membro um ministro”.

 

A estrutura

 

Celebração

É o encontro de todos os menbros para a comunhao vertical e horizontal, no culto principal

 

Reunião da Celula

É o encontro de todos os membros em pequenos grupos para treinamento relacionamentos saudávels e consequente multiplicação.

 

REDE MINISTERIAL

 

As pessoas certas,

Nos lugares certos,

Pelas razões certas.

 

A igreja deve funcionar não a partir de um modelo, mas a partir das pessoas..

Não é simplesmente preencher as caixinhas dos cargos e funções..

Mas os cargos e funções devem nascer dos dons e chamados existentes na igreja.

 

Objetivo

A rede ministerial tem como alvo auxiliar os crentes a serem:

– Frutiferos

– Realizados

Num significativo lugar de serviço

 

É como um pilha de peças de um quebra-cabeça…  a rede ministerial ajuda a encontrar o seu lugar.

Trabalha com o conceito de PAIXÃO   – DONS ESPIRITUAIS – ESTILO PESSOAL.

 

Paixão – indica AONDE voce serviria melhor.

Dons espirituais – indicam O QUE voce fará quando estiver servindo.

Estilo Pessoal – O seu estilo idica COMO voce servirá.

 

 

Discussão sobre dons:  (comentário Sayão)

Dons Espirituais.. divididos em duas categorias

– Dons manifestacionais ou sobrenaturais – não tem haver com as capacidades pessoais

– Dons ministeriais – tem ou podem ter haver com nossos talentos.. porque o Deus dos dons é o Deus que nos Criou do jeito que somos.

Leave a comment