Conhecendo o Espírito Santo

Espirito Santo

Espírito Santo

  • Colocar uma cadeira no meio com uma placa escrito “reservado”

Quebra gelo: Pedir para todos orarem e falarem diretamente com o Espírito Santo por 10 minutos cronometrados. Após o tempo corrido, perguntar se foi fácil ou não, se conseguiram ou não falar com o Espírito Santo, fazendo uma analogia, de que quando temos intimidade com uma pessoa, os minutos voam, e quando não temos, precisamos dispor de tempo e vontade para conhecer a pessoa em questão.

Oração: Majestoso Espírito Santo, seja bem vindo. Sente-se e fique a vontade para operar prodígios e maravilhas em nosso meio, assente-se no lugar de honra que preparamos para ti. Abra nossa mente, olhos, ouvidos e coração para entendermos a sua palavra. Amém.

Quem é o Espírito Santo?

Uma fumaça? Alguma coisa flutuante? Um poder do espaço? Uma bolha de água? Um fogo?
Simples. Ele é Deus, faz parte da Trindade, é uma pessoa com características próprias.

Você pode se perguntar, uma pessoa?
Pois é, o Espírito Santo é uma pessoa. O que faz de você uma pessoa? É seu corpo físico?
Em um enterro, aquele corpo estendido é uma pessoa?
Não, é só um corpo.

É preciso compreender que o que faz uma pessoa não é o corpo, e sim o que sai do corpo. Emoções, vontades, intelecto, sentimentos. São algumas características que tornam você uma pessoa, e não apenas um corpo, e lhe dão personalidade.

O Espírito Santo é uma pessoa assim como eu e você, Ele pode sentir, compreender e responder. Ele fica triste e magoado, feliz e em êxtase, Ele fala e tem sua vontade própria. Afinal, o Espírito Santo é uma pessoa. MAS É IMPORTANTE LEMBRAR QUE É TAMBEM 100% DEUS. E QUE COMO DEUS POSSUI OS ATRIBUTOS DE DEUS. SEGUE ALGUNS:

– NÃO É FRACO, NÃO É HUMANO, NÃO DISPÕE DAS INTERFERÊNCIAS EMOCIONAIS PARA TOMADA DE DECISÃO, É PERFEITO ETC.

Qual a tarefa do Espírito Santo?

Reforçar o mandamento do Pai e o desempenho do Filho. É fazer aquilo ordenado pelo Pai, e constituído como verdade possível  a nós homens pelo Filho que viveu na Terra entre nós.

Para compreender o trabalho do Espírito Santo, precisamos entender primeiro a obra do Pai e do Filho. O Pai da a ordem, o Filho é quem realiza a ordem, e o Espírito Santo é quem materializa a ordem.

Exemplo: Eu te peço, acenda a luz. Nessa ordem, temos 3 forças que estão envolvidas para a realizam da mesma:

A primeira força seria a ordem, a segunda a ação de apertar o interruptor, em outras palavras, você cumpriria a ordem, e finalmente a luz surgiria. Mas quem fez a luz acender? A eletricidade, o poder, ou seja, o Espírito Santo.

O Espírito Santo é o poder de Deus. Ele é o poder do Pai e do Filho. É Ele quem processa a ação do Filho. Ele é uma pessoa, tem emoções que são expressas de maneira individual na Trindade (precisamos ter cuidado com o uso desta expressão, não entendam mal. O Espírito Santo não é “dobrado” por emoção, ou seja, Ele não fica tristinho, ele fica triste devido a um pecado. Ele não tem problemas emocionais).

Conhecendo o Espírito Santo

II Cor 13:13 – A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.

  • Ele é Deus, faz parte da Trindade, é o Jeová (Jeová se refere a Trindade, não fazendo separação por atribuição). Ele é 3 em 1. Como funciona isso, alguém pode explicar? Deus é como o Sol. Se você contemplar seu brilho, verá apenas o Sol, porém este mesmo Sol que é a Luz de toda terra, grande e poderoso, é composto por 3 elementos distintos: O Sol, a Luz e o calor – O mesmo acontece com a Trindade. O Pai é o Sol como um todo, Jesus é a luz e o Espírito Santo é o calor que sentimos.
  • É uma pessoa que tem sentimentos (Efésios 4:30). Ele se magoa, se alegra, é sensível, é professor (I Cor 2:12 e 13), é cavalheiro, não entra em um local sem ser convidado, Ele espera que o chamemos e que o convidemos, Ele não fala conosco se não o chamarmos para conversar (lembrando que há uma diferença entre petição e comunhão. Petição, pedimos as coisas a Deus, oramos por outros, batalhamos, na comunhão apenas conversarmos, trocamos experiência, é uma camaradagem), é Majestoso, poderoso, etc.
  • O capacitador.
  • Defensor e protetor (Isaías 59:19)
  • Quem assina e testifica as mensagens e obras realizadas por nós.
  • Nosso guia
  • É uma pessoa a qual não podemos blasfemar. Lucas 12:10
  • Tem vontade própria (I Coríntios 12:11) É o Espírito Santo que decide a quem distribuir os dons.
  • Ele fala (Apocalipse 2:7)
  • É Onipresente (Salmos 139:7-10)
  • É Onisciente (I Coríntios 2:9-11)
  • É Onipotente

Alguns locais de sua manifestação

  • Atos 7: 54-56 – Estevão recebeu o poder do Espírito Santo para suportar o sofrimento. Jesus foi quem esperou pela chegada dele. E o Pai era quem estava sentado no trono.
  • Êxodo 14:21 – Foi o Espírito Santo que dividiu o Mar Vermelho.
  • Josué 6:20 – Foi o Espírito Santo que derrubou as muralhas de Jericó.
  • I Samuel 17 – Foi o Espírito Santo que ungiu Davi para derrubar Golias com apenas uma pedra.
  • Lucas 4:18 – Foi o Espírito Santo que esteve com Jesus em todo o tempo e em tudo que Ele fazia.
  • Foi o Espírito Santo que fazia a sombra de Pedro curar.
  • Foi o Espírito Santo que deu poder a Moisés, Josué, Elias, Samuel.

 

Conhecendo a voz do Espírito Santo

Você conhece a voz do Espírito Santo? Sabe diferenciar a voz do o seu coração, mente ou do inimigo falando, da voz do Espírito Santo?
Isto é algo muito pessoal e que há uma grande necessidade de intimidade.

Quando seu pai ou mãe, chega em casa, muitos vezes você sabe que é eles, pelo barulho do carro, pelo passos, pelo perfume ou até mesmo pela voz. Mas porque e como você sabe diferenciar uma pessoa da outra, por estes detalhes que citei? Porque você tem intimidade com seu pai e sua mãe.

Para que a intimidade surja, há necessidade que algumas coisas, como:  dedicar de tempo, confiar, abrir mão de algumas coisas suas pelo outro, paciência, humildade, domínio próprio, sinceridade, entre outras. Assim como estas coisas são necessárias para conhecermos profundamente uma pessoa, são necessárias também para conhecermos o Espírito Santo. Quem sabe, não conseguimos reconhecer sua voz porque não temos uma amizade com o Espírito Santo, não nos sentamos e investimos tempo nesse relacionamento, preferimos investir ou gastar, assim melhor dizendo, nosso tempo na internet, no MSN, no Orkut, no TV, no rádio, no telefone, em tudo que aos nossos olhos e carne possam nos satisfazer.

Quando aprendemos a discernir a voz do Espírito Santo, das outras vozes, notamos que é sempre Ele quem esta falando conosco. Quem sempre está ao nosso lado nos aconselhando e nos instruindo é o próprio Espírito Santo e não Deus ou Jesus. A Bíblia diz que a voz de Deus é como o som de muitos trovões (Jó 37: 2, 4 e 5 / João 12: 28 e 29 / Mateus 17: 5-8), é algo muito poderoso, que não podemos escutar. A voz de Jesus é como a voz de muitas águas (Apocalipse 1:15), algo estrondoso, como as quedas d’água de Foz do Iguaçu, difícil de ser ouvido e também muito poderoso. Já a voz do Espírito Santo:

  • Está conosco desde o princípio, é a primeira manifestação da divindade nas escrituras (Gênesis 1:2);
  • É o fôlego da vida, é o sopro de Deus, a voz vem do sopro (Gênesis 2:7 e Jó 33:4);
  • Nos faz adorar e engrandecer o Pai e o Filho;
  • É quem liga o céu com o nosso coração. O Espírito Santo é a voz do Pai e do Filho, é a voz do Pai, através do filho, falando pelo Espírito Santo;
  • É quem fala conosco constantemente;
  • É Ele quem nos ajuda a orar e que também intercede por nós (Romanos 8: 26 e 27);
  • É quem torna a palavra viva e eficaz, mais afiada que qualquer espada de dois gume, penetrando até o ponto de dividir alma e espírito, junta e medula, e julga os pensamentos e intenção do coração (Hebreus 4:12) – É quem nos revela a palavra, faz a letra se tornar vida;
  • É quem nos revela a sabedoria de Deus;
  • É a voz que torna a própria voz do Pai e do Filho audível a nós.

Sinais de uma vida cheia do Espírito Santo

Quais são os sinais de uma vida cheia do Espírito Santo?

Versículo base: Efésios 5:18-20

  • Modo de falar (com Salmos)
  • Nova canção – É mais que uma nova vida, é uma mudança no coração. Nós nos transformamos interiormente, uma melodia surge espontaneamente.
  • Da graças – É uma transformação de atitudes, agradece pelo que é bom e também pelo que é ruim.
  • Se torna servo

Quando deixamos de buscar a Deus, nosso coração se endurece e paramos de adorar e exaltar a Deus, e começamos a reclamar e murmurar. É como estar apaixonado, é uma sensação tremenda, você não consegue explicá-la, apenas sabe que ela está lá, dentro de seu coração, você a sente, e nesses momentos tudo é perfeito, tudo está bom do jeito que está, temos paciência para superar tudo e perseverança para continuarmos, porém quando a paixão some, acaba, se esfria, qualquer coisa que acontece, acaba sendo motivo para reclamação e murmuração.

Apocalipse 3:15-18 – Quente, morno ou frio
Ezequiel 36: 26 e 27 – Coração novo, não + um coração de pedra
II Crônicas 7:14 – Se orar e jejuar…
João 20:21-23 – O envio dos discípulos

Como conhecê-lo?

É simples… muito simples. Basta conversar com Ele. É Ele quem tem comunhão conosco. O Espírito Santo anseia ter um tempo com você e comigo diário, Ele quer nos conhecer mais e mais e quer tornar-se conhecido mais e mais. Se você não tem muitos amigos ou nenhum amigo, aqui está a solução, o Espírito Santo quer ser seu melhor amigo!
Siga alguns desses passos:

  • O convide toda vez que você for orar: Majestoso Espírito Santo, venha e me ajude a orar.
  • Peça que Ele te revele o que as escrituras querem dizer quando você tiver dificuldade: Maravilhoso Espírito Santo, me ajude a entender melhor esta passagem… versículo… texto.
  • Convide-O a fazer parte da suas atividades do dia a dia: Majestoso Espírito Santo, me acompanhe durante a minha ida ao trabalho… no meu trabalho… na minha casa… na minha faculdade… no meu passeio.
  • Diga a Ele que você quer conhecê-lo mais, Ele quer que você dê o 1° passo em sua direção.

 

Leave a comment